Todo fim de ano esperamos que alguém nos visite, ou que nós saiamos ao encontro das pessoas que estimamos, pois entendemos que visitar é um ato de amor. Nosso desejo e esforço são para estar perto de quem queremos bem e para isso usamos o meio de transporte que estiver ao nosso alcance, seja ônibus, carro ou avião; nossa intenção é desfrutar da presença dos entes queridos porque esse “estar juntos”, essa comunhão é a materialização de sentimentos bons que fazem bem aos nossos olhos e alma.
Visita boa é aquela que traz alegria. A chegada de alguém querido é sempre motivo de comemoração, satisfação e contentamento. Uma visita sempre muda o ritmo da casa e transforma a vida daqueles que a recebem, e por isso é de bom tom avisar quando se pretende visitar alguém; espera-se com isso que a expectativa criada irá gerar o gratificante trabalho em preparar tudo para receber da melhor forma possível.
Aplicando essa atitude ao Senhor, vemos que ele também anunciou a sua vinda através das profecias do Antigo Testamento; nelas alertou sobre a presença do Messias, do seu escolhido que viria ao mundo para salvar os homens. Por exemplo: o profeta Isaías registrou: “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Is 7.14). Neste texto vemos que ele não só anunciou sua vinda, como também avisou a forma como chegaria – através do nascimento virginal. Este acontecimento foi o sinal que o próprio Deus encarnou e se fez um de nós, e isso deveria gerar uma grande alegria (Lc 2.10-11). A presença de Cristo veio nos trazer salvação, perdão dos pecados, reconciliação com Deus, transformação de criaturas em filhos de Deus.
Por fim, visita boa é aquela que queremos que retorne em breve. Geralmente nos despedimos de nossos queridos com alegres “Até logo!”, ou: “Volte Sempre!”, ou ainda: “Não vejo a hora de nos reencontrarmos!” Assim também os crentes fiéis esperam o retorno do Senhor Jesus e dizem com alegria: MARANATA! (palavra aramaica que significa Vem Nosso Senhor).
Uma boa e abençoada Semana!
Rev. Joel