Estar ao lado é muito mais do que fazer companhia a alguém.
Estar ao lado tem um quê de cumplicidade, de amizade, de amor.
Estar ao lado é sinônimo de segurança, de ânimo, de esperança.
Para o salmista, o fato de Deus estar ao lado do seu povo é tão importante que falou isto em dois dos oito versos deste salmo. O autor revelou as circunstâncias que o povo se encontrava, e que não eram nada promissoras. Os inimigos se dispuseram a enfrentar os israelitas, e fizeram isto com grande furor; as investidas intensas e impactantes foram tantas que o salmista as compara com uma tempestade que, na fúria dos ventos e no agito das águas, colocavam em iminente perigo de morte àqueles que estavam sob sua ira (v.3-5).
Ao ler este salmo minha mente imediatamente cria um “link” com a história dos discípulos e Jesus no lago de Genesaré. Neste evento, enquanto o Senhor dormia, sobreveio uma tempestade de vento e todos corriam o risco de perecer. Porém, Jesus estava ao lado deles. Despertaram o Mestre, e ele repreendeu o vento e a fúria da água (Lc 8.23-24).
Bendito seja Deus que estende seu braço forte e livra os seus amados!
Bendito seja Deus que permite a aflição de seus filhos, mas não que sejam destruídos!
Bendito seja o Senhor que coloca em liberdade a quem ele quer! (v.6-7).
Do salmo 124 e da história dos discípulos na tempestade podemos retirar uma grande, maravilhosa e preciosa lição: Deus está do nosso lado! No meio do perigo, na iminência do desastre, na incerteza do amanhã, Jesus – o Deus encarnado – está ao nosso lado! Dele vem o nosso socorro em tempo de angústias e aflições (v.8). Nele – e somente nele – nós podemos confiar.
Um bom e abençoado dia!
Rev. Joel